Programação de Cultura japonesa através do cinema – Setembro de 2011

Programação de Cultura japonesa através do cinema – Setembro de 2011

Todas as quintas-feiras na UERJ
Horário: das 16h30 às 19h
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Letras / Setor de Japonês /  Laboratório Minato / Av. Francisco Xavier, 524 / 11º andar, Bloco F, sala 11.010 / Maracanã / Rio de Janeiro / RJ

Exibição de filme seguido de discussão sobre pontos de cultura e sociedade japonesa.
Organização: Profa. Janete da Silva Oliveira

Dia 08/09 - A batalha pelo império. Chinês. Direção: Hu Mei, 2010. Legendado em português. Confucius é um poderoso e influente ministro que se destaca por seu prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Mas tanto poder traz consigo inimigos invejosos. Uma traição politica coloca o Imperador contra Confucius e ele é injustamente deposto de seu cargo e mandado para exílio. Lutando contra os imperadores Confucius não irá somente unificar uma nação, mas mudará a história da humanidade.
***
Dia 15/09 - A irmandade da guerra. Coreano. Direção: Je-gyu Kang, 2004. Legendado em português. Jin-tae, um sapateiro, trabalha incansavelmente para poder pagar a faculdade de seu irmão mais novo Jin-seok, entretanto, seus desejos e sonhos são colocados de lado quando os dois são forçados a entrar no exército contra suas vontades. No momento crucial da batalha, o destino intervém, forçando seus laços de fé, amor e confiança a serem testados diversas vezes.
***
Dia 22/09 – Ikigami. Japonês. Direção: Tomoyuki Takimoto, 2008. Legendado em inglês. Se você tivesse somente 24 horas de vida como você as passaria? Para incentivar a produtividade entre os cidadãos, o governo japonês introduziu seu próprio processo de seleção natural: todas as pessoas entre as idades de 18 a 24 anos são elegíveis para uma loteria da morte. Os escolhidos para morrer são avisados por um "ikigami", ou aviso de morte, 24 horas antes da contagem. O trabalho do personagem principal, Fujimoto Kengo é entregar o ikigami. Baseado no mangá homônimo de Motoro Mase.
***
Dia 29/09 - Team Batista no Eikou (A glória do time Batista). Japonês. Direção: Yoshihiro Nakamura, 2008. Legendado em inglês. Adaptada da Novela Takeru Kaido, o filme conta a história de um time de sete médicos e enfermeiros de elite conhecido como "Time Batista" e que são o orgulho e a alegria do Hospital da Universidade de Tojo. O time médico executa uma notória cirurgia de coração conhecida como operação Batista que tem um percentual normal de sucesso de 60%, mas o time tem consecutivamente excedido 56% de sucesso nas cirurgias. Contudo a seqüência é quebrada depois de série de três procedimentos acaba com a morte dos pacientes. Consequentemente, uma investigação interna é disparada com o terapeuta do hospital Kohei Taguchi encarregada de descobrir a verdade por trás dos acidentes. Quando Taguchi se mostra incapaz de encontrar qualquer informação definitiva, as mortes são rotuladas como acidentes inexplicáveis. A avaliação é subsequentemente desfeita, mas Keisuke Shiratori, um investigador do Ministério da saúde, trabalho e bem-estar que reabre a investigação alegando que as mortes são na verdade assassinatos.

*conteúdo recebido por email

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário