Hachiko

Está em cartaz desde dezembro de 2009 o filme "Sempre ao seu Lado", com Richard Gere. É um remake de um filme japonês que conta a história do Hachiko, vocês já ouviram falar?

Esta história aparece no livro do Intermediário 1-2 do ICBJ e fala da lealdade e da amizade de um cão com seu dono. O Sr Ueno o tratava como a um filho e levava Hachi a todo lugar. E Hachi acompanhava o professor todos as manhãs à estação de trem e ia esperá-lo voltar da universidade, no final do dia. Porém, certo dia, o professor Ueno faleceu. Mas Hachi continuou indo à estação de trem sempre na espera do seu dono. Mesmo em dias de chuva e vento, Hachi esperava o senhor Ueno até tarde da noite. Cinco, seis anos se passaram e Hachi continuava a ir esperar seu dono na estação. Todos se comoviam com isso. Até que Hachi ficou velho e acabou por morrer na estação. As pessoas que por ali passavam resolveram fazer uma estátua de Hachi no lugar em que ele ficava esperando o professor. E assim, Hachi está na estação de Shibuya, em Tokyo, até hoje, aguardando a volta de seu dono.

*esta é a versão desta história em japonês, retirado do livro do ICBJ:
「犬のどうぞう」
あなたは しぶや駅の前にある犬のどうぞうを見たことがありますか。あの犬は、はちという名のひじょうにかんしんな犬でした。
はちのかい主は上野さんという大学の先生ではちを自分の子供のようにかわいがりました。上野さんはが行くところには、はちはきっとついて行きました。
毎朝、上野さんが大学へ出かける時には、かならず駅までおくりに行きました。そうして、夕方上野さんが大学から帰る時には、またかならずむかえに行きました。
そのうちに、上野さんが死にました。それでも、はちは毎日上野さんをむかえに行きました。雨がふっても風がふいても行きました。そうして、夜おそくまで待っていました。
五年たっても六年たってもはちはむかえに行きました。この話を聞いた人はみんな、
「なんというかんしんな犬でしょう。」
と言いました。
はちはだんだん年をとりました。そうして、しぶや駅で死にました。
おおぜいの人がそうだんして、はちのりっぱなどうぞうをたてました。どうぞうになったはちは、駅の前で今でも上野さんの帰りを待っています。
(国際学友会 日本語読本1)

E a história de Hachi é tão famosa que o Serginho Groissman, na série de programas no Japão, foi à estação de Shibuya, junto com as bandas Pato Fu e Trash Pour 4, para conferir, veja:


O nosso aluno Vittorio foi ao Japão e visitou a 'estação do Hachi'. Ele diz:
"A estátua do Hachiko é o ponto de encontro principal de Shibuya. Se você vai a Shibuya, é jovem e está esperando por alguém, é lá que vocês vão se encontrar, é simples assim. Não só é um lugar bonito e razoavelmente espaçoso, mas também fica ao lado da estação (e de um monte de saídas).

(foto: Vittorio Viegas, 2009)
Na foto, pode parecer meio vazio, isso é só porque eu nesse dia cheguei lá umas 9 e meia da manhã, mas não precisou nem dar 10 e meia e já estava lotado de gente.
Se não bastasse a estátua ser um ponto de encontro por si só, ela fica ao lado de um dos cruzamentos mais movimentados do mundo. Quando aparentemente todas as pessoas terminam de atravessar, uns 4 ou 5 minutos depois o sinal abre e já está lotado de novo.
Com vista para o Shibuya 109 (um prédio de roupas femininas com artigos de última moda), o Starbucks mais movimentado do mundo, dentre outros lugares, a praça do Hachiko é, sem dúvida, o lugar que você quer esperar por alguém. Pena que os japoneses não são o tipo de pessoas que te deixam esperando ..."

Veja também o filme original sobre o Hachiko:


E você? Já viu alguma versão dos filmes que contam esta história? Ou já foi à 'estação do Hachiko'? O que você achou desta história? Conta pra gente!! (^_^)





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário